Projeto Educare

EDUCARE é o projeto em educação, fundador e sustentáculo maior do Programa Ser Integral. Está fundamentado no princípio de que todo o ser humano tem inerente a si múltiplas faculdades a serem desenvolvidas durante a vida, e que tais potencialidades devem ser oportunizadas a partir de estímulos e vivências orientadas, desde a primeira infância, para a sua plena realização.

Projeto EDUCARE esteve implantado fisicamente até o dia 10 de setembro de 2016, na Escola Francisquinho, com aproximadamente 130 crianças, entre 18 meses e 10 anos, sob a direção do prof. Dr. Cristiano Muniz. Atualmente o EDUCARE está sendo executado na Escola Municipal Zeca de Faria, a partir do subprojeto de ancoragem “Escola de Referência”, atendendo a mais de 300 crianças, com vistas a irradiar experiências pedagógicas para todas as escolas da região da região da Chapada dos Veadeiros, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As ações realizadas nos três últimos anos revelaram a necessidade de maior atenção à educação, não apenas das crianças, mas dos seus professores e das suas famílias. Assim, no âmbito do Projeto EDUCARE foi implantado o subprojeto Formação de Professores Integrais voltado para os docentes de toda a comunidade escolar de Alto Paraíso, tanto da rede pública, quanto da rede privada, estabelecendo um processo de formação contínua no campo da alfabetização da língua materna, da educação matemática, da música, numa perspectiva interdisciplinar, com a participação de renomados educadores, com encontros regulares, proporcionando a revisão de posturas, crenças e metodologias, permitindo que as crianças sejam vistas como autoras de seus processos de aprendizagem e de construção de suas inteligências críticas e, criativas.

Na perspectiva do atendimento de crianças e jovens portadores de necessidades que requeiram um Atendimento Educacional Especializado (AEE), moradores no município de Alto Paraíso de Goiás e região da Chapada dos Veadeiros, foi criado o subprojeto Seres Integrais Especiais consolidado numa proposta de educação inclusiva, com o objetivo de oferecer um serviço voltado para a educação especial que identifica, elabora e organiza recursos clínicos, pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos e crianças excluídas da escola, considerando suas necessidades específicas.

No que se refere a atuação junto às famílias, além de cursos de profissionalização e reuniões pedagógicas, o Instituto Ser Integral também implantou o subprojeto de Educação Parental, promovendo encontros comunitários, com Rodas de Conversa, também sob a direção do prof. Cristiano e sob a coordenação de uma psicóloga especialista, que têm permitido debater coletivamente conceitos como infância, inclusão, educação, família, sempre por meio de exercícios compartilhados de olhar para o passado e projetar nossas possibilidades para a infância do presente, na construção de uma sociedade futura na Chapada dos Veadeiros.

VEJA O PROGRAMA COMPLETO

Clique abaixo e fique sabendo tudo sobre os nossos Projetos!

COMO AJUDAR

É fácil, é rápido, e você pode começar a melhorar a vida de centenas de pessoas que apenas aguardam uma oportunidade.