Projeto Protegere

PROTEGERE é o projeto do Programa Ser Integral voltado para a inclusão, proteção física, social e emocional de crianças, jovens e idosos. Na perspectiva da inclusão está estabelecido sobre o braço do subprojeto Seres Integrais Especiais, voltado para o Atendimento Educacional que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Sua operacionalização partirá da implantação de duas Salas de Recursos, em dois espaços distintos. O primeiro, no espaço CRESCER, sede do subprojeto Seres Integrais Especiais, destinado a receber e atender crianças e adolescentes que estejam fora da escola, em situação de exclusão escolar, apresentando Deficiência Mental, Deficiência Física, Deficiência Múltipla, Transtorno Global do Desenvolvimento e Transtorno de Condutas. Nesse espaço será implantada a Sala de Recursos Multifuncionais – SRMF, realizando atendimento especializado com vistas à adaptação desses indivíduos ao ambiente escolar, com vistas à inclusão. O segundo espaço será na Escola Zeca de Faria, a partir da implantação de uma Sala de Recursos Especiais– SRE com vistas a atendimentos especializados para os alunos com NEE, onde se proporcionará a prestação de serviços de natureza pedagógica, conduzido por especialistas de apoio para atendimento pedagógico especializado com o objetivo de atender alunos que apresentem: baixo rendimento escolar, problemas de comportamento, problemas emocionais, problema na fala, dificuldade visual, dificuldade auditiva, dificuldade psicomotora, indicações de superdotação, reavaliação, alfabetização e outros com a devida justificativa; a partir do encaminhamento da equipe de professores da escola .

Na perspectiva do atendimento às necessidades de acolhimento de crianças em situação de abandono e de recuperação das famílias em situação de risco, a implantação do subprojeto da Casa Transitória proporcionará um acolhimento com a qualidade que toda criança requer, em seus diferentes aspectos: físico, social, emocional e intelectual atingindo, eventualmente, intermediação de processos de adoção.

No sentido da atuação efetiva no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o Instituto Ser Integral tem o objetivo de implantar um abrigo assistencial para a população idosa carente, do município, subprojeto Casa da Sabedoria, em parceria com a prefeitura e comunidade, promovendo políticas sociais de amparo, lazer e saúde.

Complementando as ações de acolhimento à população em situação de risco, o subprojeto Libertando tem por objeto sensibilizar, recuperar e reinserir socialmente o dependente de substâncias químicas, a partir da proteção física, moral e espiritual. Como comunidade acolhedora, a principal atribuição do Libertando é restabelecer os vínculos pessoais, familiares e sociais dos dependentes químicos, tendo o trabalho e o estudo como suporte fundamental reconstruindo valores da vida em comunidade em contato com outras pessoas que enfrentam o mesmo desafio com perspectiva de um recomeço, a partir da reinserção social.

VEJA O PROGRAMA COMPLETO

Clique abaixo e fique sabendo tudo sobre os nossos Projetos!

COMO AJUDAR

É fácil, é rápido, e você pode começar a melhorar a vida de centenas de pessoas que apenas aguardam uma oportunidade.